20 maio
2017

Qual é o valor de um cliente para uma organização? Quais são as vantagens e desvantagens de ter um cliente fiel à marca? E se esse cliente escolhe se relacionar com nossa empresa? Que valor tem isto? Como podemos medir? Para responder a estas perguntas se desenvolveu o conceito de CLV (Customer Lifetime Value). É a soma dos fluxos de caixa gerados por um cliente ou um segmento de clientes ao longo de seu tempo de vida como cliente ativo. Isso significa que sob este ponto de vista os clientes passam a fazer parte dos ativos de uma empresa. Se antes tínhamos máquinas, instalações, o valor da marca, etc., agora acrescentaram aos ativos da empresa as pessoas com as quais mantemos um relacionamento, já que são elas que compram nossos produtos e serviços.

E O QUE DEVEMOS FAZER?

Primeiro é preciso conhecer seus clientes atuais e potenciais. Inseri-los em um banco de dados, classificá-los de acordo com suas características e trabalhar na fidelização daqueles que serão a menina dos seus olhos. Desta forma, se sabe com quem está falando, quanto se está alocando e qual é o retorno deste investimento.

O segundo passo é trabalhar com a retenção na duração do relacionamento com o cliente. O que é determinante neste caso? Dê a oportunidade para eles se comunicarem, resolva seus problemas, procure saber os que têm problemas, dê informações importantes aos mais chegados, eles indicam para os amigos! Pergunte ao seu cliente ou grupo de clientes. As pesquisas servem para isso.

Um outro aspecto é que se você está tentando criar engajamento com seus clientes e desenvolver uma comunidade que é fiel à sua marca, você não tem escolha, precisa aparecer em dispositivos móveis. Este é o lugar onde seus clientes estão, já que o uso de smartphones está superando o de “acesso à Internet fixa” em todo o mundo. Quer se trate de anúncios em banners, anúncios que aparecem em jogos eletrônicos, ou códigos QR, existe uma infinidade de maneiras de promover seu empreendimento para os usuários de dispositivos móveis.

Mensagens Curtas de Texto, SMS Marketing, é mais um desses métodos. SMS Marketing é um sistema de baixo custo e alto retorno sobre o investimento, que usa mensagens de texto para transmitir conteúdo ou oferecer produtos/serviços aos clientes. Há muitas razões para experimentá-lo, já que é de baixo custo relativo de implantação e também devido ao fato de que a grande maioria dos textos é realmente aberto e lido. Quando usado com inteligência, ele cria uma plataforma eficaz para comunicar-se com os clientes adeptos dos dispositivos móveis. A seguir estão algumas das táticas de SMS mais eficazes que vimos e que podem ajudar a impulsionar as suas taxas de resposta.

Para ajudar na abordagem ao seu cliente fornecemos abaixo 15 Estratégias utilizando o SMS Marketing que irão impulsionar o seu sucesso na fidelização dos mesmos a tal ponto que muitos deles se tornarão seus porta vozes, sugerindo sua marca para amigos e parentes.

  1. Ofereça incentivos

Seduzir seus clientes, oferecendo a eles cupons ou promoções através de SMS para aqueles que subscrevem as suas mensagens corporativas faz com que os clientes se sintam exclusivos ou parte de um clube ou uma comunidade VIP.

  1. Mantenha suas mensagens curtas e agradáveis

Mais de 90% de todas as mensagens SMS são lidas dentro de 3 minutos, tornando-se uma forma íntima de se conectar com seus clientes. Com apenas 160 caracteres para usar, garanta que a sua mensagem vá direto ao ponto e contenha informações valiosas de modo que o seu cliente esteja sempre motivado a responder positivamente.

  1. Use apelos claros para a tomada de decisão

Se você deseja que seu cliente ou prospecto responda seu SMS com uma ação, você tem que pedir para ele fazer isso através das Chamadas para Ação, em inglês, Call-to-Action (CTA).

  1. Integre sons vídeos e imagens

Se você tiver dificuldades com a limitação dos 160 caracteres, use nossa opção de Panfletos para enviar folders e flyers aos clientes. Nas mensagens SMS você também pode acrescentar links, inclusive do YouTube, dando aos seus clientes alguma coisa visual sobre o seu negócio e tornando a sua mensagem mais tangível.

  1. Torne os suas promoções interativas

Quando clientes decidem participar de um concurso ou aceitam suas consultas para receber suas mensagens de SMS, inclua seus links de website ou mídia social na resposta automática. Está é uma maneira simples e rápida de conectar clientes em seus vários canais, motivando-os a clicar nos links.

  1. Incentive seus clientes via SMS

As mensagens SMS podem motivar seus clientes a compartilhar seus links de mídia social. A melhor publicidade é a de boca em boca. Você pode premiar aqueles clientes que mais referenciarem seu estabelecimento com uma oferta especial ou um brinde exclusivo.

  1. Crie um Senso de Urgência

Incluir algum tipo de data limite encoraja os clientes a responder mais rapidamente, ajudando você a atingir os resultados ou ganhar a informação o mais rápido possível.

  1. Torne as ofertas por SMS exclusivas

Utilize na mensagem a estratégia de que aquele negócio específico está sendo oferecido apenas para clientes VIPs e faça os clientes se sentirem especiais. Se a oferta estiver disponível para todos, aceitar receber SMS de sua empresa se torna menos atraente.

  1. Use seus SMS como ganchos para sua mídia social.

Utilize as mensagens de texto para promover quaisquer concursos ou sorteios que você está oferecendo através de suas páginas de mídia social. Você certamente via conseguir um maior engajamento de seus clientes naquelas páginas.

  1. Faça perguntas ou envie pesquisas

Consulte a opinião dos clientes sobre um produto ou ideia, ou mesmo se você deve lançar uma página de negócios em uma nova plataforma de mídia social. Depois de ter resultados, envie SMS aos consultados  ou publique os resultados em sua página e direcione a publicação para eles.

  1. Envie um SMS como acompanhamento de um e-mail

Seus clientes geralmente recebem ambas as mensagens em no dispositivo móvel deles nos dias de hoje, aumentando as taxas de resposta e envolvendo-os mais na conversa.

  1. Envie SMS em horários adequados

Planeje seus envios para horários nos quais seus clientes não estejam ocupados, como antes ou depois do trabalho, ou durante o horário de almoço. Como regra geral, evite mensagens antes das 9 ou depois das 21h.

  1. Engaje a sua audiência jovem

Jovens de 18 a 49 anos de idade têm crescido na utilização de vários dispositivos móveis e são usuários mais ativos de SMS que as pessoas com mais idade.

  1. Pergunte sobre as preferências de seus clientes

Informe-se a respeito de quando eles gostariam de receber mensagens e que tipo de informação que eles querem. Em seguida, basta personalizar o sua Plataforma DIALOX SMS para atender às necessidades deles.

  1. Personalize seu texto

Os clientes respondem mais aos materiais diretamente dirigidos a eles, insira o nome dos seus contatos. Você também deve segmentar a comunicação com o seu cliente com textos mais relevantes com base nas preferências deles.

Como qualquer outro método de marketing, quanto mais você investe tempo aperfeiçoando suas habilidades, mais integração você vai extrair de sua comunidade.  Se você for capaz de aumentar as suas taxas de resposta, o SMS irá ajudá-lo a aprender mais sobre onde sua empresa está agora. Suas análises devem ajudá-lo com a fixação de metas, compreensão do seu negócio, tal como está e descoberta de onde você quer que ele esteja.

dialox
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