20 set
2017

Como pequeno empresário, você conhece a importância de envolver seus clientes e se conectar a um nível mais pessoal para criar confiança e fidelidade de longo prazo. As redes sociais e o marketing por e-mail oferecem as avenidas perfeitas para a construção desses relacionamentos.

Mas o engajamento é uma via de mão dupla. Apenas enviar um boletim informativo ocasional ou publicação de mídia social não vai cortá-lo. Você deve envolver os clientes em conversas reais, como você faria se estivesse cara a cara ou por telefone. Mas não é tão difícil quanto você pensa.

Aqui estão sete iniciadores de conversação fáceis de usar que funcionam para empresários em quase qualquer setor. Eles podem ser alavancados em mídias sociais e marketing por e-mail, bem como conversas presenciais e telefônicas.

  1. Divulgue novidades

Se você está procurando uma maneira natural de iniciar uma conversa, um bom jeito é ofertando a notícia do dia. Seus seguidores já esperam dicas e sacadas da indústria, então, se você puder apresentar notícias relevantes que sejam informativas, intrigantes ou simplesmente divertidas, você já está dando um passo à frente.

Como você fica antenado com as  novidades? Comece por seguir líderes do setor na mídia social. Inscreva-se em seus blogs, ouça seus podcasts e assista a seus vídeos. Você também pode manter a tendência com as mídias sociais usando agregadores de RSS, Alertas do Google e outros aplicativos projetados para entregar conteúdo diretamente para você.

Dependendo do seu negócio, você também pode aproveitar as notícias locais como uma fonte de conversa. As histórias locais de interesse humano, por exemplo, são o tipo de conteúdo de boa vontade que é fácil para seus seguidores discutir, gostar e compartilhar. Você também pode trazer eventos esportivos locais, campanhas de caridade, grandes aberturas, eventos escolares e outras notícias locais, a maioria dos quais pode ser facilmente encontrada, ajustando-se à TV e rádio local ou navegando em seu jornal local.

  1. Peça por recomendações

Outra maneira fácil de pequeno empresários envolver os clientes em conversas é fazendo perguntas. Por exemplo, você pode pedir aos seus seguidores das redes sociais recomendações sobre… Bem, praticamente qualquer coisa! Algumas opções incluem:

  • Fontes de notícias preferidas
  • Sugestões de produtos
  • Dicas e ferramentas de marketing
  • Aplicativos de smartphone

A indústria pensou que os líderes seguiriam nas mídias sociais

Podcasts

Toda resposta que você obtém pode gerar conversas adicionais à medida que os seguidores adicionais estão animados para concordar ou oferecer alternativas. E você pode tomar notas e colocar essas respostas para usar mais tarde. É uma maneira útil de obter informações sobre os pensamentos, preferências e comportamentos do seu público.

  1. Ofereça um alívio para a Dor

Se você quer envolver seus clientes em uma conversa significativa, pergunte sobre seus pontos de dor. Uma variação simples de “O que está incomodando você?” É talvez o melhor iniciador de conversas de todos eles. Como você faz essa pergunta dependerá do seu ramo e de quão geral ou específica você deseja que as respostas sejam.

A chave aqui é realmente ouvir as respostas e, em seguida, fornecer conselhos práticos e fáceis de serem realizados. Se seus produtos e serviços podem aliviar esses pontos de dor, melhor! Oferecer para enviar-lhes algumas informações ou inscrevê-los para uma demonstração gratuita. Caso contrário, tente fornecer algo de valor que eles possam usar.

Em uma nota relacionada, os erros do passado e as lições aprendidas tornam as iniciações de conversação efetivas nas mídias sociais. Algo como, “Qual é o maior erro que você cometeu no trabalho e quais lições você aprendeu?”, Pode gerar respostas genuínas e perspicazes que você e seus seguidores podem se unir.

  1. Promova Eventos

Você está organizando ou participando de um evento? Compartilhe a experiência! Deixe as pessoas saberem antes que você esteja lá e pergunte a quem mais estará atendendo. Responda a quem vem e deixe-os saber que está ansioso para vê-los lá.

Mas não pare por aí. Uma vez que você estiver no local, use alguns minutos para publicar fotos e vídeos do evento e deixar as pessoas saberem o que estão perdendo. Você pode até usar o Facebook Live para transmitir o ou fazer uma sessão rápida de perguntas e respostas com os seguidores que não tiveram a sorte de participar.

Em um jogo de baseball? Transmita o trecho da sétima entrada! Em um leilão de caridade? Fale com os vencedores sobre o que ganharam e o que a causa significa para eles. As oportunidades são infinitas.

  1. Solicite depoimentos

Falar com um cliente sobre sua experiência com seu negócio é outra maneira de conversar. Afinal, não há melhor recomendação do que evidências fotográficas ou de vídeo de satisfação Clientes que gostam de seus produtos e serviços. Faça exame de um entalhe e peça a seguidores marcar um ou dois amigos ou membros da família que se beneficiariam de seus produtos e serviços.

  1. Discuta projetos “FAÇA VOCÊ MESMO”

Nos dias de hoje, parece que todo mundo é um “Faça Você Mesmo”. Se você se orgulha de um projeto de “Faça Você Mesmo” que você montou ou você encontrar sugestões de “Faça Você Mesmo” relevantes online, compartilhe com seguidores. Dependendo do seu ramo, pode ser qualquer coisa, desde conselhos simples, que economizem espaço para a casa, para uma receita rápida e fácil ou projeto de artesanato sazonal para as crianças. Você pode pedir aos seus seguidores que compartilhem seus projetos e ideias de “Faça Você Mesmo” com fotos e vídeos que os mostram em ação. Claro, quanto mais você amarrar essas ideias com o seu negócio, melhor, mas não faz mal sair do escopo principal do seu ramo na ocasião e se divertir um pouco enquanto envolve seus clientes. Não tenha medo de ser criativo e pensar fora da caixa.

  1. Compartilhe citações inspiradoras

As citações reconfortantes ou provocativas podem desencadear conversas que são fáceis de compartilhar em várias plataformas. Quando acompanhados por uma imagem, elas podem funcionar especialmente bem em plataformas visuais, como Instagram ou Pinterest. Você pode obter alguns pontos extras com sue seguidores criando suas próprias imagens personalizadas que incluem sutilmente a sua marca. Para garantir que sua citação gere respostas e portanto interação, tente segui-la de uma pergunta ou pensamento próprio. Por exemplo, se você estiver compartilhando algo de seu autor favorito, você poderia pedir aos seguidores que compartilhem um autor favorito e uma citação própria. Ou peça uma citação inspiradora que realmente os motive no local de trabalho. Mais uma vez, as possibilidades são infinitas. Apenas use sua imaginação!

Envolva-os

Se você deseja que seu negócio triunfe no longo prazo, você deve estar disposto a se envolver com seus clientes on e offline. O engajamento é a diferença entre um relacionamento transacional e uma conexão mais genuína e pessoal – o tipo que leva à fidelização do cliente e à defesa da marca. Afinal, quando os clientes acreditam em você, eles ficam muito mais propensos a recomendar seus produtos e serviços.

dialox
http://www.dialox.com.br
contato@dialox.com.br

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *