06 jul
2017

Eu gostaria de continuar a nossa conversa sobre relacionamento com clientes para o sucesso de vendas.

O que eu vou compartilhar contigo agora pode mudar sua vida nos negócios para sempre.

Se você vende ou precisa de vendedores em seu negócio, e eu acho que ninguém sobrevive sem eles, existe uma habilidade que você deve dominar:

Essa habilidade é a capacidade de vender o seu produto ou serviço de forma eficaz, em qualquer quantidade que deseja.

O fato é que a maioria das pessoas fica tensa quando ouve a palavra “vender”. Elas imediatamente pensam numa avalanche de imagens negativas. A ideia de vender aterroriza a maioria das pessoas e as impede de desenvolver o seu potencial de negócios.

É fácil de entender esse medo e essa insegurança, quando olhamos a forma como eram feitas as vendas no passado. Os modelos de vendas usadas num passado recente já não são mais úteis, ninguém mais vende como se vendia há dez anos…

Hoje os vendedores profissionais agem completamente diferente. Nós estamos hoje em dia no que chamamos de nova era de vendas e precisamos de novas habilidades. Uma dessas habilidades é o que chamamos de relacionamento de vendas.

Cerca de 80% das vendas do varejo no mercado brasileiro é originada da propaganda de boca-a-boca e da satisfação do cliente, geradas a partir de uma política muito eficiente de relacionamento com o cliente.

Quase tudo que você comprar, será comprado depois de você ter ouvido alguém falar que comprou aquele item e que ficou satisfeito.

A maioria de seus novos clientes deveria vir de seus atuais clientes satisfeitos. É muito caro trazer novos clientes todo o tempo, você precisa fazer seus clientes retornarem e trazer os amigos deles.

Um cliente vale cerca de 10 a 15 vezes mais se compararmos a um cliente em potencial. Em outras palavras, é de 10 a 15 vezes mais fácil e barato vender para um cliente satisfeito se comparado ao outra opção que seria promover o seu negócio para encontrar um novo cliente e vender-lhe a primeira vez.

O seu comprometimento e o sua dedicação a prestar um bom serviço ao seu cliente deve ser tal que você o mantenha para toda a vida. Fidelizar o seu cliente é uma das estratégias mais inteligentes e mais rentáveis que uma empresa poderia ter.

E você pode aprender como fazer isso, não é difícil.

Depois de pesquisar muito sobre esse assunto eu identifiquei três chaves para construir a fidelização de clientes:

  • Marketing de Relacionamento
  • Parceria por resultado
  • Venda Consultiva

Estas estratégias são as usadas pelos executivos mais bem pagos em todos os níveis de negócios. Estas são as formas de você se diferenciar de qualquer outra empresa que está tentando vender o mesmo produto ou serviço. Lembre-se, em negócios hoje há três palavras que você deve sempre ter em mente:

Concorrência, concorrência e concorrência.

E você tem que ser melhor do que a sua concorrência para sobreviver nesse mundo turbulento. Assim neste posto de hoje vamos nos aprofundar sobre o primeiro dos três conceitos fundamentais para você vencer a sua concorrência se transformando em referência em seu mercado.

Marketing de relacionamento é o núcleo da moderna estratégia de vendas. Manter o seu cliente satisfeito é realmente a chave para o sucesso de longo prazo de sua empresa. Assim como o relacionamento é 85% da nossa vida em tudo o que fazemos!! Marketing de Relacionamento requer uma compreensão dinâmica do processo de venda e de como esse processo é vivenciado por seu cliente.

As empresas gastam milhares de reais entrevistando e fazendo pesquisas com consumidores para descobrir como eles compram.

Para a surpresa de todos, por causa da similaridade entre muitos dos produtos hoje e também, em certos casos, por causa da complexidade de outros, especialmente aqueles ligados a tecnologia, descobriu-se que, na verdade, o relacionamento é mais importante do que o produto. Isto porque o consumidor pode obter o produto em qualquer lugar e muitos não sabem bem as características de seu produto, então eles têm que se apegar em algo que os dê confiança para comprar. É o relacionamento que os dá essa segurança, quanto mais confiança os consumidores têm na pessoa que representa a sua empresa, mais eles se sentem confortáveis para comprar.

O relacionamento deve vir em primeiro lugar e antes de estabelecer um forte relacionamento com o seu cliente, você não deveria ir para o passo seguinte da negociação. Sem relação de confiança, aliás, não existe o passo seguinte.

Acontece que o varejo brasileiro parece muitas vezes ignorar isso. A comunicação com os clientes é somente feita com o objetivo de vender. Os empreendedores que realmente se preocupam com o seu publico tem adotado a estratégia de ouvir mais os seus clientes e dar a eles mais informação de valor.

O relacionamento é, na verdade, o que diferencia você de seu concorrente. Em muitos casos, a qualidade de seu relacionamento com o seu cliente é a vantagem competitiva que lhe permite tirar do negócio outros competidores que possam ter produtos e serviços que são similares ou até de preços mais baixos.

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