09 jun
2017

A atividade comercial tem evoluído muito com o tempo. Antigamente gerar vendas para a sua empresa costumava ser muito mais fácil. Havia uma receita de bolo que funcionava muito bem para adquirir clientes.

Investir em mídia para gerar demanda e depois fechar vendas na sua loja com um esforço mínimo. As lojas geravam lucro e principalmente aquelas que estavam bem situadas, como num Shopping Center, por exemplo, tinham o fluxo dos passantes uma oportunidade que já fazia com que muitos clientes entrassem e comprassem.

Como os clientes não tinham muita informação, a única alternativa era confiar nos canais que existiam à época como TV, jornal, outdoors, rádio, folders, etc., para entender melhor as soluções disponíveis.

Então veio a internet e mudou muito a forma como as pessoas descobrem, avaliam e compram produtos e serviços. Além disso, ficou muito mais fácil bloquear propagandas e outras interrupções não desejadas. Além disso, apareceram os smartphones que por sua vez deram mobilidade as pesquisas e tornaram as pessoas conectadas quase que 24 horas por dia.

Por conta disso, a forma tradicional de se fazer marketing e vendas não têm funcionado mais. Isto quer dizer que abordar os clientes e prospectos apenas para vender produtos que nem são desejados pelos clientes, sem antes perguntar àquele contato o que ele realmente precisa e se ele deseja receber esse tipo de publicidade tem irritado mais as pessoas do que contribuído para o aumento de vendas.

Crescimento E-Commerce X Varejo

A prova disso é que o comércio eletrônico tem crescido exponencialmente com a consequente diminuição do mercado para as lojas de varejo. Veja os números desse fenômeno.

Isso traz para o varejo três desafios fundamentais para quem quer permanecer no mercado, crescer e vender mais.

Como manter aquecido o relacionamento com a sua base de clientes de forma que eles se tornem mais que seus clientes, se transformem em admiradores, verdadeiros super fãs capazes de comprar e de indicar a sua loja para os seus amigos, parentes e sua rede de contatos.

E como alcançar o potencial cliente e fazer com que ele conheça e confie na sua empresa ainda durante a etapa de pesquisa, melhorando o processo depois desse contato para de fato ele visitar a sua loja.

E por último, como melhorar a conversão em vendas do cliente que entra em sua loja, de tal forma que o funil de vendas como um todo seja mais eficiente.

A boa notícia é que as Lojas de Varejo podem se utilizar em seu benefício do Marketing Digital para resolver a maioria desses desafios, aplicando as técnicas que as empresas de E-Commerce, seus concorrentes mais perigosos, utilizam com sucesso.

Essa mudança começa com a migração do marketing tradicional, onde a empresa só aparece para o cliente com ofertas e promoções, para o marketing de conteúdo que objetiva fazer com que sua marca se torne referência em seu mercado consumidor, gerando autoridade, engajamento de seus clientes e despertando a confiança nos seus prospectos.

Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos interessantes para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea.

Por onde começar?

Se você deseja começar produzir conteúdos de relevância para os seus clientes você precisa conhecer um pouco mais sobre eles. Assim a melhor maneira de conhecê-los é estabelecer uma rotina em sua loja para perguntar mais sobre quem são, o que desejam, quais os sonhos e dores de seus consumidores.

Uma outra forma de coletar informações daqueles que não vêem com muita frequência em seus estabelecimento comercial é através de pesquisas, mas, atenção, para que você receba respostas é bem interessante premiar os contatos que te respondem.

E depois?

Uma vez determinados assuntos de grande interesse de seus clientes, produza conteúdos de vários formatos e os publique nas plataformas digitais hoje disponíveis, tais como, blogs, mídias sociais, YouTube, etc.

Você pode ofertar informações e conteúdos relevantes em Blog postos, infográficos, e-books, webinars, vídeos, etc.

Parece difícil?

A primeira vista parece que você precisa de uma agência inteira de propaganda trabalhando só para você, mas hoje em dia você encontra guia para tudo isso na internet. E simples, mas precisa começar.

Comece por aquele formato com o qual você se identifica mais. Você é um visitante assíduo no Facebook? É possível integrar o seu blog com o Facebook de tal forma que quando você publique conteúdos, ele fique também disponível naquela plataforma de mídia social.

Se você adora assistir vídeos do youtube, com o seu Smartphone, um tripé, um microfone de lapela e com a sua loja de fundo você fará vídeos excepcionais.

Impulsione as suas publicações

Em qualquer plataforma você pode impulsionar suas publicações com pequenas quantias em dinheiro hoje em dia, mas é interessante ter conteúdo específico para os seus clientes, para estabelecer uma política de fidelidade com eles. Com seus clientes, nossa sugestão é que a cada publicação você envie uma mensagem por SMS, personalizada, com o nome dele informando o conteúdo publicado.

Desta forma ele vai se acostumar a receber mensagens de sua empresa e se interessar pelos links que você envia. Peça para ele ler e comentar com vocês os conteúdos, estimular o engajamento de seus clientes através de comentários os fará compartilhar com a rede de contatos deles e também dará a vocês o feedback sobre a escolha de assuntos, validando assim a sua pesquisa inicial sobre preferências de seu cliente.

O mundo mudou e o varejo terá sempre o seu espeço, uma vez que oferece um diferencial inigualável, o calor humano, a possibilidade de tocar, de experimentar o produto e principalmente a venda consultiva. Entretanto esse setor precisa se adaptar ao modelo de marketing utilizado pelas empresas que vendem pela internet com muito sucesso para aumentar o seu desempenho em vendas.

Se você achou útil esse artigo, por favor, curta o nosso post para sabermos que podemos continuar publicando assuntos dessa natureza.

dialox
http://www.dialox.com.br
contato@dialox.com.br

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *